sábado, 21 de junho de 2014

Amor à terra natal (poema de Valier Varzim da Cruz)

Um dia saí de minha terra
Do chão que me viu nascer
Procurando sentir o mesmo amor
Em outro lugar fui viver
          Senti uma saudade imensa
          Porém tive de lá viver
          Procurei amizades fortes
          Que me ajudassem a vencer
Pois só um amor grande, sincero
Poderia me animar
Gente boa desta terra
Me ajudaram a continuar
          Ser gaúcha, tenho orgulho
          Dos sotaques das tradições
          Se sopra o vento minuano
          Dos pampas nos meus rincões
Pego o poncho largo e folgo
As botas de couro curtido
Monto à cavalo e sigo
Troco por calça o vestido
         Isso tudo é ser gaúcha
         De noite curto as estrelas
         Do luar ao Cruzeiro do Sul
         São ainda mais belas
Oh! Meu Rio Grande querido!
Sei que aqui também é Brasil
Por isso, conformo e continuo
Te amando igual vezes mil
        Em pensamento te unindo
        Numa linha horizontal
        Por esse sol sol forte e belo
        Que ilumina ambos igual

Valier Varzim da Cruz nasceu em 1932, no município de Pelotas/RS, em uma localidade que hoje pertence a Capão do Leão. É dona de casa, moradora da região do porto pelotense. Durante muitos anos foi vendedora e costureira, e sempre manteve seus cadernos de escritos. Os textos publicados no blog Pandorgas no Paralelo 32º são extraídos de seu "caderno de versos" de 1996.


Nenhum comentário:

Postar um comentário